segunda-feira, 27 de abril de 2015

Certificação PMP para Gerente de Projetos - 2/4

Vamos dar continuidade à apresentação do material de estudo para a certificação PMP...




Material de Estudo para a Certificação PMP




3 – TEMPO



  • A compressão é uma compensação entre custo e cronograma.
  • O paralelismo envolve aumento de riscos.
  • GERT Graphical Evaluation and Review Technique: Técnica de Avaliação e Análise Gráfica.
  • O diagrama de rede informa quando o trabalho no projeto deve ser realizado e em qual ordem. 
  • Os recursos são determinados com base nas necessidades do projeto e tais necessidades estão na lista de atividades.
  • É necessário avaliar antes de tomar uma decisão. Mesmo que lidar com o problema não esteja previsto na autoridade do gerente de projetos, ainda é tarefa do GP fazer a avaliação.
  • O software de "gerenciamento de projetos" não foi projetado para um bom trabalho de criação de EAP. Ele não cria um plano de gerenciamento do projeto completo e não gerencia um projeto completo. Ele é projetado para criar e controlar cronogramas. 
  • As atividades em um caminho crítico exigem mais atenção da gerente de projetos porque os atrasos nessas atividades criarão um atraso em todo o projeto.
  • Tempo de espera (Espera) é diferente de Folga livre. Tempo de espera se coloca como um retardo de dependência, por exemplo, que uma atividade só comece 15 dias depois de outra ter começado.
  • Comprimir o cronograma permite que o GP faça mais com os recursos e o tempo que já estão disponibilizados para o projeto. Esta é, quase sempre, a primeira atitude a ser tomada quando há algum atraso no projeto.
  • Estimativa, como horas por instalação, é uma das principais características das estimativas paramétricas. 
  • As atividades no caminho crítico quase sempre têm folga zero.
  • O processo Verificar o escopo envolve a aceitação formal do escopo do projeto pelo cliente ou patrocinador.
  • Os diagramas de rede do projeto são exibições esquemáticas dos relacionamentos lógicos entre as atividades para documentar as interdependências de atividades.
  • Obter o máximo de redução da duração com o mínimo de custo é definido como "compressão". 
  • A compressão do cronograma ocorre após o processo de estimar as durações das atividades.
  • A compressão costuma acarretar aumento no custo, e o paralelismo costuma aumentar o risco. Tanto a compressão quando o paralelismo são métodos de compressão do cronograma. 
  • A lei dos rendimentos decrescentes diz que para cada recurso adicional, NÃO haverá o mesmo aumento em benefícios obtidos com o recurso anterior.
  • A equipe aprova o cronograma para assegurar que as atividades possam ser concluídas conforme programado.
  • Mais interdependências em um projeto aumentam a necessidade de comunicação. 
  • O gerente de projetos é responsável por obter apoio da alta administração no fornecimento de recursos adequados, definir cronogramas realistas e promover o desenvolvimento da equipe. 
  • O cronograma detalhado só pode ser criado depois da EAP. Avaliação de riscos, orçamento e plano de gerenciamento ocorrem depois.




4 – CUSTO



  • A responsabilidade profissional e social exige a investigação de qualquer caso em que os interesses legítimos do cliente possam ser comprometidos.
  • O cálculo da estimativa para terminar é feito como parte do grupo de processos de monitoramento e controle. 
  • Uma linha de base de custos deve incluir uma reserva para contingências (riscos conhecidos) e um valor fixo para reservas de gerenciamento (Riscos desconhecidos).
  • Os custos podem ser estimados em nível de atividade ou em níveis mais macros acima do nível da EAP.
  • O plano de gerenciamento de custos deve descrever como os custos serão planejados, como serão controlados e como as variações serão planejadas.
  • O GP não deve simplesmente aceitar as restrições da administração, mas sim analisar e produzir estimativas próprias e realistas.
  • Apresentar qualquer coisa além de sua estimativa original (para alocar mais fundos ao orçamento) é incorreto e coloca em dúvida sua competência e integridade como gerente de projetos. O cliente deve relacionar possíveis mudanças e riscos para sua estimativa. Se os custos e riscos forem justificados, o GP pode aumentar o orçamento. 
  • Estimativas podem ser diminuídas reduzindo ou eliminando riscos.
  • O gerenciamento dos custos pode ser iterativo com os outros gerenciamentos.



Formulário de Custos


Gerenciamento do Valor Agregado


Mais fórmulas


  • Índice acima de 1 é bom, abaixo é ruim
  • Se for variação: VA – alguma_coisa
  • Se for índice: VA / alguma_coisa
  • Fórmula se refere a custo: use CR
  • Fórmula se refere a cronograma: use VP 
  • Para variações: negativo é RUIM e positivo é BOM
  • Para índices: superior a 1 é BOM, menor que 1 é RUIM
  • Custos Diretos: são atribuídos diretamente ao trabalho do projeto. 
  • Custos Indiretos: são atribuídos a despesas administrativas e compartilhados entre vários projetos.
  • Estimativa Única: O estimador apresenta uma única estimativa por atividade ou pacote
  • Estimativa Análoga: é realizada sem conhecer os detalhes, usa a experiência e é menos precisa.
  • Estimativa Paramétrica: calcula projeção de tempo com base em registros históricos
  • Estimativa bottom-up: do mais detalhado para os níveis mais generalistas. Requer EAP precisa.
  • Estimativa 3 pontos: PERT
  • O orçamento é quanto dinheiro a empresa deve ter disponível para o projeto.
  • O custo do planejamento deve ser conciliado com o custo do termo de abertura do projeto.
  • De forma geral, o menor custo de ciclo de vida do projeto deve ser selecionado.



Determinando o Orçamento

Valor Agregado


5 – RECURSOS HUMANOS


  • Como parte do projeto, o gerente de projetos deve garantir o desenvolvimento das habilidades necessárias. 
  • Um histograma é um gráfico de barras no qual cada barra representa a porcentagem de tempo que o recurso está trabalhando.
  • Técnicas de Resolução de conflitos:
  1. Confronto (Solução de problemas). Ganha-ganha. É a melhor opção (problema entre dois colaboradores)!
  2. Negociação: gera situação satisfatória para ambas as partes. Melhor opção depois do confronto.
  3. Retirada (Evasão): recuar ou adiar a decisão sobre um problema. Não é a melhor opção para a solução de conflitos.
  4. Panos Quentes (Acomodação): enfatiza o acordo em vez das diferenças de opinião.
  5. Colaboração: as partes usam várias técnicas para obter o consenso.
  6. Força: impor o ponto de vista. Pior opção.
  • Teoria X (McGregor): as pessoas precisam ser supervisionadas
  • Teoria Y (McGregor): as pessoas querem ser bem sucedidas e autossuficientes
  • Hierarquia das necessidades de Maslow: Fisiológico, Segurança, Social, Estima e Autorrealização
  • Teoria das necessidades de David McClelland: Necessidade de realização, socialização e poder
  • Teoria de Herzberg: Fatores higiênicos (FH) e agentes motivadores. FH melhores NÃO aumentam motivação.
  • A lição para os gerentes de projetos é que a melhor forma de motivar as pessoas é recompensá-las e deixá-las crescer.
  • Matriz de responsabilidades: é uma correlação entre atividades e recursos, mapeando quem fará o trabalho.
  • Depois que um membro da equipe conclui o trabalho do projeto, é função do gerente de projetos fazer informe ao gerente do membro da equipe sobre avaliações de desempenho.
  • Nivelamento de recursos refere-se a manter o mesmo número de recursos no projeto para cada período de tempo. O nivelamento não tem relação com designar atividades ou gerenciar reuniões. 
  • O poder relacionado ao cargo é formal.
  • Quando alguém recebe o cargo de gerente de projetos, terá poder formal, recompensatório e de penalização. 
  • Quando há grande necessidade de coordenação em um projeto importante, é melhor centralizar os processos de controle e gerenciamento do projeto em uma sala de guerra. 
  • As competências dos recursos devem ser analisadas no planejamento.
  • A solução de problemas começa com a definição das causas do problema. 
  • Plano de gerenciamento pessoal diz quando e como os recursos humanos serão atribuídos e retirados da equipe do projeto.
  • Desenvolver plano de recursos humanos tem como saída: papéis e responsabilidades, organograma do projeto e plano de gerenciamento de pessoal.
  • Lembre-se de que o plano de gerenciamento do pessoal é criado como parte de Desenvolver o plano de recursos humanos e é atualizado como parte de Mobilizar a equipe do projeto. 
  • O gerente de projetos deve atuar como mentor nos caso de recursos sem experiência e sem treinamento.
  • Avaliação de desempenho do projeto se concentra no desempenho de um membro individual da equipe. 
  • Avaliação de desempenho da equipe olha a equipe com um todo.

REFERÊNCIAS






Até a próxima, pessoal!

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