segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Implantando a GTI - 01/13

Neste post será apresentado como deve funcionar o processo de implantação da Governança de TI e o seu ciclo... vamos lá!

Como implantar a Governança de TI


A implantação da Governança de TI é um processo dinâmico e interativo que objetiva estruturar as informações organizacionais, a Tecnologia de Informação e Comunicação e seus recursos (hardware, software, sistemas de telecomunicações, gestão/segurança de dados e informações), os sistemas de informações (estratégicos, gerenciais e operacionais), as pessoas envolvidas e a infraestrutura necessária para o atendimento das decisões estratégicas da instituição.

O alinhamento das necessidades de governança corporativa na TI é realizado a partir do Comitê de Governança de TI, que trabalha na interpretação das diretrizes e expectativas de negócio do Comitê de Governança Corporativa traduzindo-as em demandas na área de TI, planejando-as e apresentando os resultados nas reuniões regulares do Comitê de Governança Corporativa.

O Comitê de Governança de TI é o grupo responsável pela tomada de decisão sobre a TI, bem como propõe limites para a tolerância aos riscos de TI, estabelecendo e mantendo as responsabilidades pelo gerenciamento destes riscos. É, também, responsável por coordenar as estratégias de risco de TI de acordo com o que foi definido pela instituição, identificar opções de resposta ao risco e montar plano de ação, além de mapear os recursos de TI que apoiam os processos de negócio.


Ciclo da Governança de TI

Após ocorrer o alinhamento estratégico da TI com o negócio de atuação da instituição e com os requisitos legais externos, são definidos os mecanismos de decisão com relação às responsabilidades pela TI, além da definição de prioridades de produtos/serviços e alocação de recursos monetários dentro do contexto de Portfólio de TI.

Também são alinhados às necessidades estratégicas e operacionais da instituição, a sua estrutura organizacional e funcional de TI, seus processos de gestão e operação de produtos e serviços. E, com o objetivo de demonstrar valor da TI ao negócio, ocorrem as definições de coleta, geração de indicadores de resultados dos processos, dos produtos e dos serviços de TI e posterior divulgação à instituição.

Cada um dos subitens do ciclo de governança visa o alinhamento da necessidade do negócio da instituição dentro de seu microambiente, objetivando alinhar a TI aos requisitos do negócio, fornecendo soluções de apoio ao negócio, bem como garantindo a continuidade e evolução dos serviços e reduzindo a exposição do negócio aos riscos inerentes à Tecnologia da Informação.

Algumas ações a serem realizadas logo no início são muito importantes para que o programa de implantação de Governança alcance o sucesso:
  • Com relação ao suporte durante todo o programa, obtenha apoio executivo.
  • Com relação à definição dos objetivos, documente os valores do negócio, os objetivos da TI e os resultados esperados.
  • Com relação ao escopo, defina o escopo da TI, o tratamento de exceções ao escopo e a comunicação com as principais partes interessadas.
  • Com relação aos padrões, defina os padrões que serão usados, os fatores chaves para o sucesso e os indicadores e métricas que avaliarão os resultados.
  • Com relação ao risco, faça a avaliação de risco da TI e crie o plano de ação para os mesmos.
  • Com relação aos problemas (desvios, mudanças, exceções), defina um processo para tratá-los!
  • Com relação às metas, identifique os indicadores que confirmam a conclusão com sucesso de cada produto/serviço entregue.
  • Com relação aos recursos, faça o planejamento dos recursos necessários ao projeto, como pessoas, perfis, tecnologia, orçamentos, etc.
  • Com relação aos entregáveis, defina os produtos/serviços a serem entregues durante a implantação.

Finalizada a etapa inicial do programa, agora será necessário evoluir o seu planejamento:
  • Com relação aos recursos, crie um cronograma de consumo/uso/compra e orçamento dos mesmos.
  • Com relação à estrutura, crie um modelo hierárquico, identifique os canais de comunicação e defina papeis e responsabilidades.
  • Com relação ao cronograma, crie e evolua incluindo até mesmo atividades de negócio e integre-o com o planejamento de recursos.
  • Com relação à estratégia e à metodologia, detalhe-as criteriosamente no plano de projeto.
  • Com relação à comunicação, informes regularmente o progresso das atividades, o status dos riscos e mudanças que possam ocorrer nas metas do projeto.






Vamos falar sobre estes itens futuramente... abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário