Neste post será apresentado como deve funcionar o processo de implantação da Governança de TI e o seu ciclo... vamos lá!
Como implantar a Governança de TI
A implantação da Governança de TI é um processo dinâmico e interativo que objetiva estruturar as informações organizacionais, a Tecnologia de Informação e Comunicação e seus recursos (hardware, software, sistemas de telecomunicações, gestão/segurança de dados e informações), os sistemas de informações (estratégicos, gerenciais e operacionais), as pessoas envolvidas e a infraestrutura necessária para o atendimento das decisões estratégicas da instituição.
O alinhamento das necessidades de governança corporativa na TI é realizado a partir do Comitê de Governança de TI, que trabalha na interpretação das diretrizes e expectativas de negócio do Comitê de Governança Corporativa traduzindo-as em demandas na área de TI, planejando-as e apresentando os resultados nas reuniões regulares do Comitê de Governança Corporativa.
O Comitê de Governança de TI é o grupo responsável pela tomada de decisão sobre a TI, bem como propõe limites para a tolerância aos riscos de TI, estabelecendo e mantendo as responsabilidades pelo gerenciamento destes riscos. É, também, responsável por coordenar as estratégias de risco de TI de acordo com o que foi definido pela instituição, identificar opções de resposta ao risco e montar plano de ação, além de mapear os recursos de TI que apoiam os processos de negócio.
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Ciclo da Governança de TI |
Após ocorrer o alinhamento estratégico da TI com o negócio de atuação da instituição e com os requisitos legais externos, são definidos os mecanismos de decisão com relação às responsabilidades pela TI, além da definição de prioridades de produtos/serviços e alocação de recursos monetários dentro do contexto de Portfólio de TI.
Também são alinhados às necessidades estratégicas e operacionais da instituição, a sua estrutura organizacional e funcional de TI, seus processos de gestão e operação de produtos e serviços. E, com o objetivo de demonstrar valor da TI ao negócio, ocorrem as definições de coleta, geração de indicadores de resultados dos processos, dos produtos e dos serviços de TI e posterior divulgação à instituição.
Cada um dos subitens do ciclo de governança visa o alinhamento da necessidade do negócio da instituição dentro de seu microambiente, objetivando alinhar a TI aos requisitos do negócio, fornecendo soluções de apoio ao negócio, bem como garantindo a continuidade e evolução dos serviços e reduzindo a exposição do negócio aos riscos inerentes à Tecnologia da Informação.
Algumas ações a serem realizadas logo no início são muito importantes para que o programa de implantação de Governança alcance o sucesso:
- Com relação ao suporte durante todo o programa, obtenha apoio executivo.
- Com relação à definição dos objetivos, documente os valores do negócio, os objetivos da TI e os resultados esperados.
- Com relação ao escopo, defina o escopo da TI, o tratamento de exceções ao escopo e a comunicação com as principais partes interessadas.
- Com relação aos padrões, defina os padrões que serão usados, os fatores chaves para o sucesso e os indicadores e métricas que avaliarão os resultados.
- Com relação ao risco, faça a avaliação de risco da TI e crie o plano de ação para os mesmos.
- Com relação aos problemas (desvios, mudanças, exceções), defina um processo para tratá-los!
- Com relação às metas, identifique os indicadores que confirmam a conclusão com sucesso de cada produto/serviço entregue.
- Com relação aos recursos, faça o planejamento dos recursos necessários ao projeto, como pessoas, perfis, tecnologia, orçamentos, etc.
- Com relação aos entregáveis, defina os produtos/serviços a serem entregues durante a implantação.
Finalizada a etapa inicial do programa, agora será necessário evoluir o seu planejamento:
- Com relação aos recursos, crie um cronograma de consumo/uso/compra e orçamento dos mesmos.
- Com relação à estrutura, crie um modelo hierárquico, identifique os canais de comunicação e defina papeis e responsabilidades.
- Com relação ao cronograma, crie e evolua incluindo até mesmo atividades de negócio e integre-o com o planejamento de recursos.
- Com relação à estratégia e à metodologia, detalhe-as criteriosamente no plano de projeto.
- Com relação à comunicação, informes regularmente o progresso das atividades, o status dos riscos e mudanças que possam ocorrer nas metas do projeto.
Vamos falar sobre estes itens futuramente... abraços e até a próxima!
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