sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Implantando a GTI - 05/13

Neste post será concluída a Fase I, que tratou da identificação das necessidades para compor o Programa de Governança de TI.


Fase I - 5. Implante a estrutura e as responsabilidades


É necessário que seja definido o organograma de atuação da Governança de TI, com suas áreas, responsabilidades e papeis muito bem definidos. Papeis concorrentes não poderão ter o mesmo responsável pela execução, por exemplo, ter o mesmo responsável pela Infraestrutura e pela Segurança da Informação, já que as definições e políticas destas afetam/regulam a outra. Outro exemplo indevido é a área de Qualidade ser auditada por ela mesma – contrate uma auditoria externa.

As políticas sobre a Governança de TI devem ser escritas e divulgadas aos principais interessados.


Fase I - 6. Estabeleça os direitos decisórios


Primeiramente, junto com o Comitê de Governança Corporativa, definam de quem será o orçamento – se será do Negócio ou da TI – bem como os serviços que serão acompanhados (indicadores, metas, etc.) e cobrados.

Depois, definam, também, o modelo de direitos decisórios (matriz de decisão), em termos de quem decide sobre o quê em relação à TI: quem define prioridades, quem aprova investimentos, etc.







Assim, passaremos à Fase II, onde detalharemos nossos objetivos... até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário