Neste post será concluída a Fase I, que tratou da identificação das necessidades para compor o Programa de Governança de TI.
Fase I - 5. Implante a estrutura e as responsabilidades
É necessário que seja definido o organograma de atuação da Governança de TI, com suas áreas, responsabilidades e papeis muito bem definidos. Papeis concorrentes não poderão ter o mesmo responsável pela execução, por exemplo, ter o mesmo responsável pela Infraestrutura e pela Segurança da Informação, já que as definições e políticas destas afetam/regulam a outra. Outro exemplo indevido é a área de Qualidade ser auditada por ela mesma – contrate uma auditoria externa.
As políticas sobre a Governança de TI devem ser escritas e divulgadas aos principais interessados.
Fase I - 6. Estabeleça os direitos decisórios
Primeiramente, junto com o Comitê de Governança Corporativa, definam de quem será o orçamento – se será do Negócio ou da TI – bem como os serviços que serão acompanhados (indicadores, metas, etc.) e cobrados.
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