terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Implantando a GTI - 06/13

Nesta nova etapa será apresentado o que precisamos evoluir e como saberemos que alcançamos o alvo definido.



Fase II - Definição do alvo


Nesta segunda fase o objetivo é avaliar a maturidade da capacidade atual dos processos-foco e definir a maturidade meta para os mesmos, analisar o gap identificar oportunidades de melhorias.


Fase II - 1. Realize a avaliação dos processos-foco


Avalie o estágio atual das práticas correntes que serão foco da Governança. Para isto, programe e realize auditorias internas – além do Questionário Perfil GovTI, utilize guias como roadmaps, além de livros, artigos e publicações diversas que definem boas práticas. Com esta avaliação você terá mapeado o momento atual, o ponto onde quer chegar e o que falta para a instituição atingir esta meta.

Com base na análise estratégica do negócio, identifique e priorize e classifique as melhorias (imediata, curto, médio, longo prazo). Enriqueça esta informação com uma pesquisa de percepção sobre a área de TI (qualidade dos serviços/produtos e sua efetividade no atendimento ao negócio). Monte, gerencie e divulgue um plano de atuação para resolver os problemas levantados – trabalhe para que a percepção sobre a TI melhore.

Conheça o objetivo do negócio e converta-o em objetivos de TI. Entenda os riscos que a TI proporciona ao negócio e elimine-os, transfira-os ou, no mínimo, reduza-os para que o impacto seja controlado – se necessário, ajuste o escopo do Programa de Governança de TI para contemplar a atuação sobre os riscos. Avalie os processos, as estruturas e os meios e identifique quais metas e objetivos a área de TI deve atender.







Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário