segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Questionário Perfil GovTI 2012

Quebrando um pouco a sequência das publicações de "Implementando a GTI", no post a seguir, estão resumidamente descritos, com base no Questionário Perfil GovTI 2012, as ações e produtos esperados decorrentes da implantação da Governança em uma instituição.

Este questionário mapeia o nível de maturidade das instituições em ações de Governança, podendo assim, sofrer uma "engenharia reversa" e ser utilizado para planejar e direcionar as ações de uma empresa que almeja implementar a Governança!

Esta importante ferramenta deve ser utilizada como guia de metas a serem alcançadas como resultado da implantação do Programa de Governança, assim como foi utilizada como base em muitos momentos da criação deste blog!

Estou finalizando algo parecido para o Questionário Perfil GovTI 2014, que espero finalizar e publicar no início do próximo ano... vamos ao que interessa!


Questionário Perfil GovTI 2012


LIDERANÇA DA ALTA ADMINISTRAÇÃO

Em relação à estrutura de governança corporativa:
  • Criação de Comitê de Direção Estratégica.
  • Criação de Código de Ética.


Em relação à estrutura de governança de TI:
  • Criação de definição dos papeis e responsabilidades nas decisões quanto à gestão e uso corporativo de TI.
  • Criação de diretrizes para formulação de planos para gestão e uso corporativos de TI, com foco no negócio.
  • Criação de diretrizes para gestão dos riscos aos quais o negócio está exposto.
  • Criação de diretrizes para gestão da segurança da informação corporativa.
  • Criação de diretrizes para contratação de bens e serviços de TI e para avaliação de seus resultados.
  • Criação de diretrizes de avaliação do desempenho dos serviços de TI em termos de resultado de negócio.
  • Criação de diretrizes para gestão do portfolio de projetos e serviços de TI.
  • Criação de diretrizes para avaliação da conformidade da gestão e do uso de TI aos requisitos legais, regulatórios, contratuais, etc.
  • Criação de diretrizes para a gestão da informação e do conhecimento corporativos.
  • Criação de diretrizes para garantir o desenvolvimento e a disponibilidade de gestores de TI.
  • Criação de diretrizes para a obtenção, desenvolvimento e retenção de competências de pessoal.
  • Criação de diretrizes para avaliação e estímulo ao desempenho gerencial.
  • Criação de diretrizes para avaliação e estímulo ao desempenho de pessoal.
  • Criação de Comitê de TI, com representantes de todas as áreas relevantes para o negócio institucional.
  • Criação de Comitê de Segurança de Informação e Comunicações.


Em relação ao desempenho institucional da gestão e uso corporativo de TI:
  • Criação de definição dos papeis e responsabilidades nas decisões quanto à gestão e uso corporativo de TI.
  • Definição de objetivos de gestão e de uso corporativo de TI (com indicadores, metas e controle).
  • Definição de mecanismos de gestão dos riscos relacionados aos objetivos de gestão e de uso corporativo de TI.
  • Criação de Plano de Auditoria Interna.
  • Criação de indicadores de resultado estratégicos dos principais sistemas de informação.


Em relação às auditorias formais por parte da instituição:
  • Auditoria em Governança de TI, Sistemas de Informação, Segurança da Informação, Contratos de TI e Dados.



ESTRATÉGIAS E PLANOS

Em relação ao processo de planejamento estratégico institucional:
  • Desenvolvimento periódico do Plano Estratégico Institucional.


Em relação ao processo de planejamento estratégico de TI:
  • Desenvolvimento periódico do Plano Estratégico de TI.


Em relação ao PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação):
  • Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação.


Em relação ao processo decisório de priorização das ações e gastos de TI:
  • As decisões devem ser tomadas pela Alta Administração da instituição, com apoio do Comitê de TI.



INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO

Em relação à gestão de informação e conhecimento para o negócio:
  • Mapeamento dos principais processos de negócio.
  • Sistemas de informação que deem suporte aos principais processos de negócio.
  • Principais áreas de negócio com sistema de informação e gerente dando suporte ao respectivo processo.
  • Avaliação e medição do uso dos sistemas de informação que suportam o respectivo negócio.



PESSOAS

Em relação à capacitação:
  • Criação do plano de capacitação de pessoal para gestão de TI.



PROCESSOS

Em relação à implementação dos processos de gestão de serviços de TI:
  • Criação da Gestão de Portfólio
  • Criação da Gestão de Demanda
  • Criação da Gestão Financeira de TI
  • Criação da Gestão de Nível de Serviço (Prestado e Contratado)
  • Criação da Gestão do Catálogo de Serviço
  • Criação da Gestão da Disponibilidade do Serviço
  • Criação da Gestão da Segurança da Informação
  • Criação da Gestão de Contratos de Fornecedores
  • Criação da Gestão de Licitações de TI (Bens ou Serviços)
  • Criação da Gestão da Capacidade de TI
  • Criação da Gestão da Continuidade do Negócio (Serviços de TI)
  • Criação da Gestão de Riscos
  • Criação da Gestão de Mudanças
  • Criação da Gestão de Configuração
  • Criação da Gestão de Ativos (hardware, software e dados)
  • Criação da Gestão de Liberação e Implantação
  • Criação da Gestão do Conhecimento
  • Criação da Gestão de Incidentes
  • Criação da Gestão de Problemas
  • Criação da Gestão de Eventos
  • Criação da Gestão do Cumprimento de Requisições de Serviços
  • Criação da Gestão de Acesso
  • Criação da Gestão do Escritório de Projetos
  • Criação da Gestão de Projetos
  • Criação da Gestão de Desenvolvimento de Sistemas


Em relação à gestão da segurança da informação:
  • Criação da Política de Segurança da Informação.
  • Criação da Política de Controle de Acesso à Informação, aos Recursos e Serviços de TI.
  • Criação do Inventário dos ativos de informação (dados, hardware, software e instalações).
  • Criação da Classificação da informação para o negócio (ex. acesso restrito/irrestrito).
  • Criação da Análise dos Riscos aos quais a informação crítica para o negócio está submetida.
  • Gestão dos incidentes de segurança da informação.
  • Criação de ações corporativas de conscientização, educação e treinamento em segurança da informação.


Em relação aos resultados da governança para os cidadãos:
  • Publicação de Carta de Serviços ao Cidadão.
  • Implantação de Serviço de Atendimento ao Cidadão (Ouvidoria).
  • Implantação de Pesquisa Periódica de Opinião.
  • Criação de política de conservação/otimização de uso de recursos não renováveis e preservação de ecossistemas.
  • Criação de Política de Transparência.







Abraços e até a próxima!

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