sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Implantando a GTI - 03/13

Dando continuidade à primeira fase do planejamento da implantação de Governança de TI, será apresentada a definição dos papeis que atuarão neste contexto e, também o encadeamento de planos necessários que apoiarão a Governança...

Fase I - 2. Defina os papeis de atuação


Caso a sua instituição não possua uma área de Governança de TI, a mesma deverá ser criada, através de um papel específico ou da alteração de organograma, ou ainda, no pior caso, através da distribuição das responsabilidades de Governança aos gerentes das áreas existentes, montando uma estrutura de Governança.

Essa definição de papéis é muito importante, pois, apesar de definida pela direção da instituição, a Governança de TI é de responsabilidade de todos. Como quem realiza a implantação dos processos é o pessoal de ponta (serviços, desenvolvimento, operações, etc.), então, essa responsabilidade não deve estar segregada a um grupo específico.


Fase I - 3. Rascunhe a estrutura do Programa


Para que a Governança seja consistente e abrangente é preciso tratá-la como um Programa, e que o mesmo possua um gerente que o conduza com o poder avalizado por seus executivos. Assim sendo, defina e divulgue o Gerente da Governança de TI à instituição. Defina e divulgue a equipe apropriada para a implantação do Programa de Governança de TI.

Com o andar das reuniões de alinhamento de Governança, riscos, processos, planejamento, etc., evolua o gerenciamento das principais partes interessadas, objetivando mantê-las alinhadas com as expectativas e mudanças.

Trabalhe na definição do escopo do Programa, os projetos que o comporão e os responsáveis. Use matriz de responsabilidades e divulgue.

Não reinvente a roda, utilize frameworks consagrados no mercado para apoiar a implementação da Governança, bem como a metodologia de gerenciamento do Programa e Projetos derivados – priorize e foque em ações de maior impacto ao negócio!






Abraços e vamos em frente!

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