Governança de TI
Neste post o tema será o desenvolvimento da Governança de TI - imprescindível para que o negócio seja devidamente transcrito à Gestão de TI.
Devido à crescente importância da TI como meio de facilitar o negócio implementado, a sua governança se tornou essencial para que as corporações cumpram suas missões institucionais. Ao pensarmos em Governança de TI, levamos em consideração que a área de negócio de uma instituição, faz uso constante de aplicações de TI, que por sua vez depende de toda a infraestrutura de TI, e que essas informações devem ser seguras e confiáveis – e, o mais importante, que todo este ambiente sustente as decisões estratégicas tomadas pela instituição.
Devido à crescente importância da TI como meio de facilitar o negócio implementado, a sua governança se tornou essencial para que as corporações cumpram suas missões institucionais. Ao pensarmos em Governança de TI, levamos em consideração que a área de negócio de uma instituição, faz uso constante de aplicações de TI, que por sua vez depende de toda a infraestrutura de TI, e que essas informações devem ser seguras e confiáveis – e, o mais importante, que todo este ambiente sustente as decisões estratégicas tomadas pela instituição.
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Fatores motivadores da Governança de TI |
A Governança
de TI é de responsabilidade dos executivos e da alta direção (deve ser reconhecida
e aceita por gestores, técnicos e usuários de TI), consistindo em aspectos de
liderança, práticas, padrões, estrutura organizacional, processos e controles que
garantam que a área de TI suporte e aprimore os objetivos e as estratégias da instituição,
ampliando a segurança da informação, minimizando os riscos de TI, alinhando,
assim, TI aos negócios:
- Dirigir e efetivamente controlar as ações da TI, com foco no negócio.
- Fazer com que os donos do negócio sejam responsáveis pelo planejamento e resultados da TI.
- Aproximar a TI do lado estratégico.
- Ampliar os processos de segurança.
- Minimizar os riscos do negócio.
- Otimizar a aplicação de recursos.
- Reduzir os custos.
- Fazer com que os processos e metas de TI estejam alinhados com metas do negócio, pois as ações da TI estarão focadas nos principais processos do negócio.
- Suportar melhor as decisões estratégicas.
- Responder à questão “o que fazer?” e não “como fazer?”.
Com o
alinhamento estratégico entre Negócio e a TI, realizado com diagnósticos de
escopo e requisitos de negócio, ficam elencados os produtos e serviços críticos
que são providos pela instituição e apoiados pela TI, definindo, assim, o seu
Portfólio de TI.
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