quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Desenvolvimento da GTI

Governança de TI


Neste post o tema será o desenvolvimento da Governança de TI - imprescindível para que o negócio seja devidamente transcrito à Gestão de TI.

Devido à crescente importância da TI como meio de facilitar o negócio implementado, a sua governança se tornou essencial para que as corporações cumpram suas missões institucionais. Ao pensarmos em Governança de TI, levamos em consideração que a área de negócio de uma instituição, faz uso constante de aplicações de TI, que por sua vez depende de toda a infraestrutura de TI, e que essas informações devem ser seguras e confiáveis – e, o mais importante, que todo este ambiente sustente as decisões estratégicas tomadas pela instituição.

Fatores motivadores da Governança de TI

A Governança de TI é de responsabilidade dos executivos e da alta direção (deve ser reconhecida e aceita por gestores, técnicos e usuários de TI), consistindo em aspectos de liderança, práticas, padrões, estrutura organizacional, processos e controles que garantam que a área de TI suporte e aprimore os objetivos e as estratégias da instituição, ampliando a segurança da informação, minimizando os riscos de TI, alinhando, assim, TI aos negócios:
  • Dirigir e efetivamente controlar as ações da TI, com foco no negócio.
  • Fazer com que os donos do negócio sejam responsáveis pelo planejamento e resultados da TI.
  • Aproximar a TI do lado estratégico.
  • Ampliar os processos de segurança.
  • Minimizar os riscos do negócio.
  • Otimizar a aplicação de recursos.
  • Reduzir os custos.
  • Fazer com que os processos e metas de TI estejam alinhados com metas do negócio, pois as ações da TI estarão focadas nos principais processos do negócio.
  • Suportar melhor as decisões estratégicas.
  • Responder à questão “o que fazer?” e não “como fazer?”.

  
Alinhamento entre Negócio e TI & Portfólio de TI

Com o alinhamento estratégico entre Negócio e a TI, realizado com diagnósticos de escopo e requisitos de negócio, ficam elencados os produtos e serviços críticos que são providos pela instituição e apoiados pela TI, definindo, assim, o seu Portfólio de TI.

O Portfólio de TI é mantido, gerenciado, controlado e otimizado constantemente pela TI, tendo como pilares alguns drivers de valores para a instituição, visando atender com eficiência e eficácia às demandas do Negócio.





Até o próximo post, pessoal!

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