terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Como criar seu checklist de maturidade de Governança

A série Ferramentas de Apoio será brevemente interrompida para um esclarecimento sobre como preparar um checklist de maturidade/implantação de Governança... vamos lá!




Lista de verificação de implantação de Governança


Vamos usar Questionário Perfil GovTI 2014 como base para a criação do nosso checklist.

A "grande sacada" é pegar cada questão e separar em afirmativas íntegras e consistentes. Tomaremos como exemplo a primeira questão do tópico Liderança da Alta Administração:




  • 1.1.a. A organização define e comunica formalmente papéis e responsabilidades para a governança corporativa


A partir desta grande afirmativa, nós a dividiremos em partes íntegras e verificáveis:


  • Definir os papéis e as responsabilidades para a Governança Corporativa
  • Publicar os papéis e as responsabilidades para a Governança Corporativa 
    na Intranet da corporação


Assim, dividimos uma simples questão em 2 itens passíveis de verificação e controle.

Depois, inclua o que for necessário para que estes itens de verificação possam acontecer dentro de uma instituição. Por exemplo, para se definir os papéis e responsabilidades é preciso, anteriormente, existir uma equipe, bem como um comitê que irá definir esta equipe! Ficando assim:



  • Possuir um Comitê de Governança Corporativa
  • Definir a equipe de Governança Corporativa
  • Definir os papéis e as responsabilidades para a Governança Corporativa
  • Publicar os papéis e as responsabilidades para a Governança Corporativa na Intranet da corporação




Assim, agregamos mais 2 itens à lista de verificação.


Como a questão explicita o termo formalmente, então precisamos incluir mais alguns itens de validação, ficando, assim, a versão final dos itens verificáveis desta única questão "1.1.a":

  • 1.1.a.1. Possuir um Comitê de Governança Corporativa
  • 1.1.a.2. Definir a equipe de Governança Corporativa
  • 1.1.a.3. Definir os papéis e as responsabilidades para a Governança Corporativa
  • 1.1.a.4. Aprovar os papéis e as responsabilidades para a Governança Corporativa junto à Direção
  • 1.1.a.5. Publicar os papéis e as responsabilidades para a Governança Corporativa na Intranet da corporação
  • 1.1.a.6. Fazer informe da publicação na Intranet dos papéis e as responsabilidades para a Governança Corporativa


Execute este processo para cada questão e construa uma excelente lista de verificação de aderência/maturidade ao Questionário Perfil GovTI.


Como possuo preparado apenas o checklist para o questionário antigo, vou atualizá-lo para o novo questionário e, em breve, o publicarei.




REFERÊNCIAS


Questionário Perfil Gov TI 2012

Questionário Perfil GovTI 2014







Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário