quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

PDTI - Plano Diretor de TI

Neste post o foco será o Plano Diretor de TI, muito conhecido por sua sigla, o PDTI é o principal produto criado a partir do alinhamento estratégico, derivado diretamente do Planejamento Estratégico Institucional.


6. A elaboração do Plano Diretor de TI


O PDTI é um instrumento de planejamento evolutivo e de administração dos ativos de TI, com foco na estratégia da instituição (PEI, PETI), tendo, assim, que estar completamente alinhado aos requisitos de negócio.

O PDTI visa atender às necessidades de informação e comunicação da instituição, independente de seu tamanho (pequena, média ou grande) e tipo (pública ou privada), dentro de um período definido (2 ou 3 anos), descrevendo a situação atual da TI e determinando a situação desejada como meta, definindo os responsáveis pelas ações e seus indicadores de sucesso.

De acordo com o Guia de Elaboração do PDTI, preparado pelo SISP, a elaboração do PDTI acontece em fases (Preparação, Diagnóstico e Planejamento) e com a participação de três papeis distintos:

  • Autoridade Máxima (AM) - Nível mais alto da instituição, que atuará como apoiador, aprovador, tomador de decisões, publicador, definidor de diretrizes, etc, isto é, será o responsável pelo PDTI.

  • Comitê Gestor de TI (CGTI) - Board da instituição com representantes de todas as áreas, aprovado pela AM, que atuará como priorizador de ações, monitorará o desempenho da TI e direcionará os investimentos para alcançar os objetivos estratégicos.

  • Equipe de Elaboração (EqPDTI) - Grupo definido pelo CGTI, composto por pessoas de TI e de outras áreas da instituição, que será responsável pela obtenção, organização e compilação de informações que comporão o PDTI.



Processo de elaboração do PDTI - SISP - Fase Preparação

Na fase Preparação são realizadas as tarefas necessárias para a organização do projeto de elaboração do PDTI. Inicia-se com o CGTI definindo e formalizando a EqPDTI, a abrangência e o período do PDTI. Esta fase é composta dos seguintes processos:

  • 1.1 Definir a abrangência e o período do PDTI
    • Período para o qual o PDTI será válido

  • 1.2 Definir a equipe de elaboração do PDTI
    • Equipe responsável pela elaboração do PDTI.

  • 1.3 Descrever a metodologia de elaboração do PDTI
    • O método que será utilizado na elaboração poderá ser a referência do SISP, um outro modelo de mercado ou até mesmo um modelo próprio da instituição.

  • 1.4 Identificar e reunir os documentos de referência
    • Consiste na identificação e reunião em local único todos os arquivos e documentos relevantes ao contexto PDTI, como planejamentos e diretrizes estratégicas e orçamentárias, leis, normas, decretos, instituições normativas, etc

  • 1.5 Identificar estratégias da Organização
    • Identificar e consolidar os objetivos e as linhas de ação dentro dos documentos levantados na etapa anterior para, futuramente, apoiar a criação do inventário de necessidades e facilitar o direcionamento das ações de TI com o negócio da instituição

  • 1.6 Identificar princípios e diretrizes
    • Nos documentos levantados, identificar e listar as diretrizes. As necessidades e demandas referentes à TI encontradas integrarão o Inventário de Necessidades

  • 1.7 Elaborar o plano de trabalho do PDTI (PT-PDTI)
    • Este plano deve conter as informações para organizar as atividades a serem executadas durante a elaboração do PDTI e conter, dentro outras informações, o cronograma de conclusão do PDTI

  • 1.8 Aprovar o plano de trabalho do PDTI (preliminar)
    • nesta etapa o CGTI deve aprovar o Plano de Trabalho criado pela EqPDTI e, depois, o AM também deve aprová-lo

  • 1.9 Aprovar o plano de trabalho do PDTI (final)
    • O AM deve aprovar a versão final do Plano de Trabalho


Processo de elaboração do PDTI - SISP - Fase Diagnóstico

Na fase seguinte, Diagnóstico, deve ser identificada a situação atual da TI e todas as necessidades ou demandas que precisam ser atendidas. Esta fase é composta dos seguintes processos:

  • 2.1 Avaliar os resultados do Planejamento de TI anterior
    • Caso exista, o planejamento anterior deve ser estudado pela EqPDTI para entender o que foi alcançado e qual a razão de algo não ter sido alcançado, criando-se um relatório com esta análise para futura aprovação. A partir daí, deve-se analisar e integrar algumas necessidades ainda não atendidas ao Inventário de Necessidades

  • 2.2 Aprovar o Relatório de Resultados do Planejamento de TI anterior
    • A AM deve analisar e aprovar o Relatório de Resultados do Planejamento de TI anterior

  • 2.3 Analisar o referencial Estratégico da área de TI
    • Analisar junto à TI qual o nível de aderência à estratégia definida no PETI e sugerir melhoras, caso necessário, no Inventário de Necessidades

  • 2.4 Analisar a Organização da TI
    • Realizar uma análise hierárquica/funcional da TI na instituição buscando informações sobre necessidade de adequação ao organograma, à arquitetura corporativa de TI, aos processos e ao inventário de Ativos de TI, adicionando prováveis melhorias no Inventário de Necessidades

  • 2.5 Realizar a Análise SWOT da TI
    • Analisar os ambientes interno e externo da TI da instituição

  • 2.6 Identificar Necessidades de Informação
    • Identificar as necessidades de informação vinculadas aos processos de negócio da instituição, adicionando ao Inventário de Necessidades as melhorias e problemas pertinentes, caso existam

  • 2.7 Identificar Necessidades de Serviços de TI
    • Identificar as necessidades de serviços de TI para atender as necessidades de informação da instituição, adicionando ao Inventário de Necessidades as melhorias e problemas pertinentes, caso existam

  • 2.8 Identificar Necessidades de Infraestrutura de TI
    • Identificar as necessidades de infraestrutura de TI para atender as necessidades de informações e serviços de TI da instituição, adicionando ao Inventário de Necessidades as melhorias e problemas pertinentes, caso existam

  • 2.9 Identificar Necessidades de Contratação de TI
    • Identificar as necessidades de contratação/manutenção de soluções/serviços em TI para atender as necessidades de informações, serviços, infraestrutura e pessoal de TI da instituição, adicionando ao Inventário de Necessidades as melhorias e problemas pertinentes, caso existam

  • 2.10 Identificar Necessidades de Pessoal de TI
    • Identificar as necessidades de pessoal em processos de TI para atender às necessidades da TI, adicionando ao Inventário de Necessidades as melhorias e problemas pertinentes, caso existam

  • 2.11 Consolidar o Inventário de Necessidades
    • Organizar, agrupar, identificar redundâncias e dependências entre os itens identificados

  • 2.12 Alinhar as Necessidades de TI às Estratégias da Organização
    • Identificar dentro do Inventário de Necessidades as necessidades aderentes à Estratégia da Organização

  • 2.13 Aprovar o Inventário de Necessidades
    • O CGTI deve analisar e aprovar o Inventário de Necessidades que deve estar coerente com a Estratégia da Organização e, também, contribuir para atender aos objetivos da instituição


Processo de elaboração do PDTI - SISP - Fase Planejamento

Na última fase, Planejamento, os planos de ação são criados para guiar o alcance das metas estabelecidas. Esta fase é composta dos seguintes processos:

  • 3.1 Atualizar critérios de priorização
    • Com base nos princípios e diretrizes e necessidades identificadas, reavaliar os critérios de priorização

  • 3.2 Priorizar as necessidades inventariadas
    • Priorizar as necessidades inventariadas aplicando os critérios de priorização definidos pelo CGTI

  • 3.3 Definir metas e ações
    • Detalhar e desdobrar as necessidades inventariadas em ações com suas respectivas metas e responsáveis

  • 3.4 Planejar a execução das ações
    • Realizar a estimativa de prazos (início e esforço) e de recursos (humanos e financeiros) para a execução das ações

  • 3.5 Planejar ações de pessoal
    • Com o objetivo de alcançar as metas determinadas, planejar a evolução dos recursos humanos (quantitativo e qualitativo) para a execução das ações

  • 3.6 Planejar investimentos e custeio
    • Revisar as ações a serem executadas, incluindo estimativas de custo e consolidá-las em Plano de Investimentos e Custeio

  • 3.7 Consolidar a Proposta Orçamentária da TI
    • Elaborar a Proposta Orçamentária da TI, com base no Plano de Investimentos e Custeio

  • 3.8 Aprovar os Planos Específicos
    • O CGTI deve aprovar formalmente os planos elaborados pela EqPDTI: Metas e Ações; Gestão de RH; Gestão de Investimentos e Custeio e Proposta Orçamentária de TI

  • 3.9 Atualizar critérios de aceitação de riscos
    • Atualizar os critérios corporativos de aceitação de riscos com base nas ações planejadas e suas metas

  • 3.10 Planejar o gerenciamento de riscos
    • Rodar o processo de gerenciamento de risco composto de: Planejar o Gerenciamento dos Riscos (definir como serão conduzidas as atividades de gerenciamento dos riscos); Identificar os Riscos (brainstorm, revisões de documentações, técnicas de coleta de informações, análise de listas de verificação, análise de premissas, técnicas de diagramas, análise de SWOT, etc); Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos (priorização de riscos para análise ou ação através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto); Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos (analisar financeiramente o efeito dos riscos); Planejar as Respostas aos Riscos (elaborar opções/ações para potencializar as oportunidades e minimizar as ameaças); Controlar os Riscos (desenvolver planos de respostas aos riscos, acompanhando-os e incluir riscos novos e secundários, avaliando a eficácia do processo de gerenciamento dos riscos)

  • 3.11 Identificar os fatores críticos para a implantação do PDTI
    • Identificar os requisitos chaves que devem ser atendidos para que o PDTI seja considerado um sucesso

  • 3.12 Consolidar a minuta do PDTI
    • Consolidar todas as análises executadas para compor o PDTI em um documento único, seguindo um modelo de referência, para futura aprovação

  • 3.13 Aprovar a minuta do PDTI
    • Avaliar e aprovar sua aderência com relação às definições realizadas previamente

  • 3.14 Publicar o PDTI
    • Publicar o PDTI formalmente aprovado


O Plano Diretor de TI é muito importante no contexto de planejamento das ações de TI da instituição, alinhadas ao negócio da mesma. Obtenha muito mais detalhes de como construí-lo na página do SISP e leia vários exemplos na Internet antes de começar o PDTI de sua instituição.





REFERÊNCIAS


Site do SISP









Abraços e até o próximo post.

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