Neste post será apresentado algumas dicas para que o Programa de Governança tenha grande sucesso, inclusive, pontos que podem causar grande impacto (positivo ou negativo) desde antes do início do Programa de GTI em sua instituição.
Pontos críticos na implantação da Governança de TI
Para que a implantação de um Programa de Governança de TI seja bem sucedida, alguns pontos são críticos:
Tenha um patrocinador poderoso: é extremamente importante que o Programa de Governança de TI possua um executivo patrocinador que lidere o programa e “venda-o” a outros executivos em apresentações à Alta Direção.
Comprometa a Alta Direção: todos os executivos da instituição devem estar envolvidos/comprometidos com o Programa de Governança de TI, pois a implantação de novos processos e ferramentas de TI certamente impacta na forma como as áreas da instituição são atendidas pela TI.
Comprometa a Instituição: elabore um programa de conscientização (use apresentações, palestras, Workshops, papers, murais, e-mails institucionais, etc.) do que é o Programa de Governança de TI, quais são os objetivos e quais serão seus benefícios.
Monitore a mudança cultural: como a implantação do Programa de Governança de TI impacta em todos os usuários da TI da instituição, haverá resistências que deverão demandar replanejamento da abordagem da mudança cultural.
Trabalhe por Projetos: trate o Programa de Governança de TI e seus projetos derivados como Projetos (com fases e entregáveis), visando aplicar as melhores práticas em Gestão de Projetos e utilize profissionais com comprovada capacidade em gerenciamento de projetos.
Defina o escopo: realize a definição clara e detalhada do escopo do Programa de Governança de TI, evitando desvios e ações fora de foco que comprometerão o objetivo final. Como o Programa deve estar alinhado à estratégia da instituição, a principal ideia deve ser “o que a TI deve mudar e/ou evoluir para atender de forma adequada ao negócio da instituição?”. Fique atento às Leis e Regulamentos que devem ser suportados.
Defina processos: defina processos que guiem à Governança de TI e, mais, importante, defina um processo para tratar os problemas decorrentes da implantação, como desvios, mudanças e exceções.
Capacite a equipe: como a implantação do Programa de Governança de TI necessita de uma equipe competente, faça uso de profissionais com conhecimento ou realize as devidas capacitações nos perfis requeridos para o gerenciamento e implantação do Programa. Agende visitas em outras corporações que implementaram Governança e crie parâmetros de comparação e avaliação.
Premie a equipe: crie um plano de premiação para as equipes que participam da implantação do Programa de Governança de TI. Esta premiação, por extrapolação de metas, pode ser do tipo financeira, como um jantar ou a estadia em um hotel para duas pessoas ou ingressos para cinema, pode ser uma camisa com uma logo que promova esta fase evolutiva da empresa ou apenas uma xícara para se tomar café! Pode ser um indicador acumulativo para um aumento salarial (meritocracia) ou pode nem mesmo estar ligado a um evento financeiro: quadro com foto do funcionário do mês, e-mail institucional destacando os melhores funcionários, foto no portal da GTI, etc. De qualquer modo, funcionários incentivados facilitarão o sucesso da GTI.
Aplique Pareto: como 80% das consequências advêm de 20% das causas, priorize os problemas e vulnerabilidades no Programa de Governança de TI, objetivando obter resultados em curto prazo – monte um gráfico comparando os resultados, possibilitando uma análise de tendência.
Aplique Pareto: como 80% das consequências advêm de 20% das causas, priorize os problemas e vulnerabilidades no Programa de Governança de TI, objetivando obter resultados em curto prazo – monte um gráfico comparando os resultados, possibilitando uma análise de tendência.
Monitore o andamento: controle as metas e faça replanejamento, quando necessário, para alcançar os benefícios comprometidos com a implantação do Programa junto à Alta Direção, evidenciando acréscimo de valor ao negócio.
Informe regularmente: crie um Portal de informações do Programa de Governança de TI e faça informes regulares sobre o andamento, as metas alcançadas, os passos cumpridos e os resultados obtidos. Consolide todas as informações neste Portal, mostre números e faça análise de tendência entre eles.
É claro que existem muitas outras ações estratégicas que o responsável pela implantação do Programa de GTI deve planejar... compartilhe as suas!

Abraços!
É claro que existem muitas outras ações estratégicas que o responsável pela implantação do Programa de GTI deve planejar... compartilhe as suas!

Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário