terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Ferramentas de apoio - 2/3

Dando continuidade à apresentação de algumas ferramentas de apoio à implantação do Programa de Governança de TI, hoje será apresentado o BSC, importante ferramenta estratégica...


    2. BSC – Balanced ScoreCard


    Uma empresa sem estratégia faz qualquer negócio - Michael Porter.

    O BSC é uma ferramenta de gestão estratégica que objetiva traduzir e decompor em ações a estratégia da instituição para gerar o mesmo entendimento nas gestões táticas e operacionais. Como ele parte de uma iniciativa inerentemente top-down, é imprescindível que o Comitê de Governança Corporativa e a Alta Administração (Stakeholders-BSC) da instituição participem de sua construção. Esta ferramenta muda a ideia de que os resultados da instituição devem ser medidos apenas por seus dados financeiros, partindo para a inclusão do monitoramento do Cliente, de seus Processos Internos e, também, de seu Aprendizado e Crescimento.

    Assim, o BSC é o mapeamento e a decomposição de quatro perspectivas estratégicas:

    BSC Padrão


    Com a visão e objetivos estratégicos da instituição, que determinam prioridades de planejamentos que seguiremos para realizar a missão, reúna-se, individualmente, com os Stakeholders-BSC da instituição e identifiquem dentro das perspectivas abaixo, seus objetivos estratégicos e suas ideias iniciais para as medidas do BSC:

    • Financeira [Resultados financeiros esperados]: satisfação dos acionistas, para o setor privado, ou, restrições com que as instituições públicas devem trabalhar, crescimento/lucratividade esperada; diz respeito à financiamentos, fundos, orçamentos e valor agregado.
    • Aprendizagem e crescimento [Ativos intangíveis críticos para as perspectivas Cliente e Processos Internos - esta perspectiva também está relacionada à inovação]: dos colaboradores e da instituição, apoiando as outras perspectivas do BSC; diz respeito à pessoas, cultura, infraestrutura e novas tecnologias.
    • Processos Internos [Processos críticos para a geração do valor para o cliente]: condicionam o funcionamento da instituição e conduzem à satisfação do cliente, portanto, devem ser otimizados para redução do custo em instituições privadas ou aumentar a percepção de valor pelo usuário, para as públicas; diz respeito à gestão de clientes, alianças estratégicas, produtos e serviços, gestão operacional, parcerias e outros processos críticos.
    • Cliente [Proposição de valor para o mesmo]: para o setor privado é o foco da obtenção de receita, para o privado, é o centro/motivo de toda atividade da instituição; diz respeito à posicionamento de mercado e imagem.

    Esclarecendo o BSC


    Para cada item dentro de cada perspectiva do BSC faça uma análise SWOT com os Stakeholders-BSC e defina o objetivo estratégico da sua instituição, que deverá, evitar as Ameças, eliminar ou mitigar as Fraquezas, explorar ao máximo as Oportunidades e manter ou evoluir seus Pontos Fortes. E, para cada objetivo estratégico definido, estabeleça os indicadores de desempenho e suas respectivas metas, conforme o Mapa Estratégico com indicadores e metas, abaixo:


    Mapa Estratégico do SENAI Alagoas 2008-2010


    Para que possamos analisar as mudanças/desvios ocorridos na estratégia, estabeleça uma relação de causa e efeito correlacionando os objetivos mapeados. Gere o mapa estratégico no formato que mais te agradar (apresente propostas visuais diferentes). É importante que todos conheçam seus papeis e se sintam parte de todo o processo, aumentando a eficiência da ferramenta.

    Depois, defina os indicadores de resultado/desempenho estratégicos da instituição para se chegar ao futuro desejado e determine as metas a serem alcançadas.

    Após algumas reuniões de definições, alinhamentos, consenso e síntese junto aos Stakeholders-BSC da instituição, o BSC criado deverá ser validado e formalmente aprovado por eles, garantindo o seu comprometimento com as metas definidas.

    Uma vez aprovado, está na hora de apresentá-lo aos demais funcionários/colaboradores da instituição, afinal de contas, o planejamento da instituição deve ser conhecido e seguido por todos! Neste ponto o ideal é realizar uma apresentação esclarecendo o que é o BSC e o que ficou definido para se alcançar as metas - planeje palestras para apresentá-la e faça uso da Intranet da instituição para mantê-la disponível a todos.

    É claro que o BSC pode (e deve!) ser explorado para atendimento além das perspectivas apresentadas, como nos diversas variações abaixo:

    BSC com Mapa Estratégico - SES/MG


    Mapa estratégico com foco em indicadores e acordo das metas com os responsáveis por cada objetivo, conforme exemplo abaixo, para a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis-SC.

    BSC com foco em Indicadores - SMS/Florianópolis


    Abaixo, outros dois exemplos de BSC:

    BSC com foco Estratégico


    BSC com foco na Qualidade


    E, para finalizar os exemplos, o BSC da Fundação Saúde do Rio de Janeiro apresentado como Mapa Estratégico e Mapa de Metas:


    Mapa Estratégico - Fundação Saúde - RJ
    Mapa de Metas Estratégicas - Fundação Saúde - RJ


    E em sua instituição, como é apresentado o BSC?








    Abraços!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário