segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Implantando a GTI - 09/13

Aqui daremos continuidade ao planejamento... vamos ao post!


Fase III - 2. Planeje o Programa de Governança de TI


Com o roadmap, você já terá uma ideia de quais projetos irão compor o programa, assim, elabore o planejamento detalhado do Programa de Governança de TI, de acordo com o PMBOK (contemplando todas suas áreas), a partir da evolução da estrutura preliminar do Programa.

O Plano do Programa de Governança de TI deverá contemplar, no mínimo:

  1. Escopo (a lista de processos, estruturas e ações de TI a serem implementados)
  2. Cronograma de implantação (com suas devidas dependências/precedências técnicas)
  3. Orçamento do Programa
  4. Orçamento de cada um dos Projetos, que compõem o Orçamento do Programa
  5. De que forma e quem gerenciará o Programa e os Projetos
  6. Plano de Custos
  7. Plano de Recursos Humanos
  8. Plano de Gerenciamento da Mudança Cultural
  9. Plano de Aquisições (ativos e serviços)
  10. Matriz de Responsabilidades
  11. Matriz de Decisões
  12. Estratégia de Gestão de Riscos
  13. Matriz de Riscos
  14. Estratégia de Gerenciamento de Mudança
  15. Plano de Comunicação (interna e externa)
  16. Indicadores e critérios de Qualidade do Programa e dos Projetos
  17. Entregas-chaves
  18. Pontos de controle do programa
  19. Benefícios esperados por sua implantação

Neste momento, se você encontrou algum ponto não contemplado no roadmap, revise-o e inclua no planejamento - não existe um planejamento definitivamente concluído, apenas uma versão final aceitável, até que você revise-o novamente!

Após a realização da documentação do plano do Programa de Governança de TI e de seus Projetos, obtenha a aprovação pela Alta Administração, liberando, assim, a execução do orçamento previsto.







Abraços!

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