Aqui daremos continuidade ao planejamento... vamos ao post!
Fase III - 2. Planeje o Programa de Governança de TI
Com o roadmap, você já terá uma ideia de quais projetos irão compor o programa, assim, elabore o planejamento detalhado do Programa de Governança de TI, de acordo com o PMBOK (contemplando todas suas áreas), a partir da evolução da estrutura preliminar do Programa.
O Plano do Programa de Governança de TI deverá contemplar, no mínimo:
- Escopo (a lista de processos, estruturas e ações de TI a serem implementados)
- Cronograma de implantação (com suas devidas dependências/precedências técnicas)
- Orçamento do Programa
- Orçamento de cada um dos Projetos, que compõem o Orçamento do Programa
- De que forma e quem gerenciará o Programa e os Projetos
- Plano de Custos
- Plano de Recursos Humanos
- Plano de Gerenciamento da Mudança Cultural
- Plano de Aquisições (ativos e serviços)
- Matriz de Responsabilidades
- Matriz de Decisões
- Estratégia de Gestão de Riscos
- Matriz de Riscos
- Estratégia de Gerenciamento de Mudança
- Plano de Comunicação (interna e externa)
- Indicadores e critérios de Qualidade do Programa e dos Projetos
- Entregas-chaves
- Pontos de controle do programa
- Benefícios esperados por sua implantação
Neste momento, se você encontrou algum ponto não contemplado no roadmap, revise-o e inclua no planejamento - não existe um planejamento definitivamente concluído, apenas uma versão final aceitável, até que você revise-o novamente!
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