segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Implantando a GTI - 13/13

Pessoal, neste post será apresentada a importância de tornar o Programa de Governança ciclicamente evolutivo, garantindo a concreta solidificação de sua base na instituição...


Fase V – Evolução do Programa de Governança de TI


Nesta quinta e última fase o objetivo é fazer com que as fases de iniciação, planejamento e execução tornem a ser normalmente sustentáveis, através de feedback, melhorias no processo e nas estruturas corporativas, identificação de novos objetivos/exigências de governança, além de novas necessidades de negócio, fazendo com que sua evolução seja cíclica.


Fase V - 1. Revise e evolua o Programa de Governança de TI


Com o andamento do Programa e dos projetos, obtenha os resultados, faça análises, corrija, revise ou refaça o planejamento da evolução do Programa de Governança de TI.

Construa a sustentabilidade do Programa através de: documentação de regras, padrões e processos de TI; definição de papeis e responsabilidades; criação de estrutura organizacional necessária; abertura de canal de comunicação claro com a Alta Direção; obtenção de feedback para evolução constante.

Caso ocorra uma nova análise estratégica da instituição (novas necessidades, prioridades e objetivos), evolua em algo já implantado ou faça o planejamento para atender a um novo foco de atuação.

Faça a melhoria da Governança de TI através de um método de qualidade reconhecido, como por exemplo, o DMAIC - ciclo de melhoria característico da metodologia de qualidade Seis Sigma, que, apesar de ter o foco inicial em qualidade, também é eficiente em projetos de aumento da produtividade para um bem ou serviço, redução de custos (foco na redução dos custos da qualidade e no aperfeiçoamento da eficiência e da eficácia de todas as operações que atendem às necessidades dos clientes) e melhoria em processos administrativos, dentre outros. Sua sigla representa a sequência de etapas do processo de evolução de um projeto: Define (Definir), Measure (Medir), Analyse (Analisar), Improve (Melhorar), Control (Controlar), análogo, mas com diferenças, ao ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act).


DMAIC - Ciclo de melhorias

Define: descreva detalhadamente a oportunidade de melhoria (ou problema), suas fronteiras e defina os objetivos de melhoria do processo e o mapa do processo.

Measure: defina indicadores de entrada, processo e saída para comparações; meça o processo em questão de forma qualitativa e quantitativa, estabeleça baselines, use a matriz de causa e efeito, Identifique os problemas de maior impacto.

Analyse: analise os dados coletados verificando relacionamentos entre os valores coletados, objetivando encontrar o desvio no processo (causa raiz), use gráficos de controle, análise de quebras, análise de regressão, histogramas e Pareto, dentre outros.

Improve: melhore o processo com base na análise usando técnicas como análise de alternativas, o uso de experts no assunto ou até mesmo brainstorms, analise os benefícios esperados por cada possível solução. Proponha, avalie e implemente as mudanças.

Control: meça o processo a intervalos regulares para verificação de ajustes, verifique a redução da causa raiz, identifique a necessidade de soluções adicionais para alcançar o objetivo. Padronize a e integre a solução, mantenha-a sob a medição e o controle.







Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário