segunda-feira, 16 de março de 2015

Mapeamento de Processos com BPMN e Bizagi

Este post será bem diferente dos outros, serão disponibilizados documentos para apoiar a capacitação em mapeamento de processos de trabalho e será brevemente apresentado um esclarecimento sobre a vantagem de uma instituição possuir os processos mapeados... vamos lá!


Mapeamento de Processos com BPMN e Bizagi




Os processos são formas de documentar as atividades de trabalho nas instituições, registrando o fluxo das rotinas e de ações forma visual, prática e padronizada, agregando valor ao negócio. A partir destes processos de trabalhos mapeados, podemos executar, monitorar, controlar e evoluir ciclicamente para alcançar resultados melhores.



Algumas definições para Processos:

  • É uma sequência de tarefas (ou atividades) que ao serem executadas transformam insumos em um resultado com valor agregado. (Wikipedia).
  • É um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes. (Hammmer e Champy, 1994).
  • É qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico. (Gonçalves, 2000, p. 7).
  • É a ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, entradas e saídas, claramente identificadas, enfim, uma estrutura para ação. (Davenport, 1998).



Uma das maiores vantagens de se ter os processos de negócio bem documentados é a de se alcançar os objetivos estratégicos da instituição com transparência, produtividade, integração, compatibilidade, responsabilização, efetividade, aderência, monitoramento, controle  e evolução crescentes, refletindo em aumento da maturidade da instituição!

Sem um processo definido, você não conseguirá medir a qualidade de um serviço prestado e, sem uma medição, não haverá maturidade ou mesmo evolução!



Material de Aprendizado


Para apoiar o aprendizado no mapeamento de processos, disponibilizo um conjunto de documentos, preparados pelo TCU, com quatro aulas e até mesmo um caderno de exercícios:







Guia de Referência Rápida


Ao iniciar seu primeiro mapeamento de processo de trabalho no Bizagi, a necessidade de acessar a documentação básica será frequente, portante, facilite o aprendizado com o uso dos seguintes guias rápidos:




Padronização


De nada adianta sua instituição estar documentada mas sem um padrão de referência que a mantenha uniforme, com as mesmas regras para a nomenclatura e para o desenho dos fluxos dos processos, facilitando a compreensão de todos os stakeholders. Assim sendo, você pode basear-se no padrão definido pela SEGPLAN (Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento) para apoiar na definição de seu próprio padrão de mapeamento de processos:




REFERÊNCIAS




Até o próximo post...

2 comentários: